quarta-feira, janeiro 25, 2006

Um Livro à Quarta I

É quase quinta-feira, mas ainda vou a tempo de sugerir este livro:
Image hosting by Photobucket
Já escrevi sobre ele, há algum tempo atrás, no meu blog anterior. Aqui fica o pequeno texto de enquadramento da obra...

"A Casa dos Mil Andares de Jan Weiss revelou-se uma agradável surpresa e deitou por terra um equívoco em que laborei durante mais de uma década: 1984 de George Orwell é uma obra-prima, mas não é absolutamente original na concepção de um Big Brother. Ao ler A Casa dos Mil Andares, escrito em 1929, encontrei algumas semelhanças entre os dois romances de ficção distópica, a maior das quais, a existência de um tirano omnisciente que controla a vida de todos os seus concidadãos. Genial, sobretudo tendo em conta o ano em que foi escrito."

7 comentários:

MC* disse...

Os génios são sempre visionários!
Boa escolha!

M.M. disse...

Olá!
E excelente escolha, I might add!
Adoro este livro, é absolutamente fantástico.
Bjs para ti.

merdinhas disse...

Gosto dessa colecção de livros.
E desse livro que já li.
Referes Orwell...O meu blog chama-se Big Blog is Watching you. A homenagem está feita...

Camarelli disse...

É pá isso é realmente de ver (ler)! Um "Orwell" de 1930 é obra!

K. disse...

Da Estampa apenas li o genial "Arranca-corações", do Boris Vian. Aconselho vivamente. Drogas para quê, tendo o Vian para ler?

Anyway, vou ficar com Jan Weiss no pensamento, futuras feiras do livro ou de ocasião vão merecer uma busca.

katrina a gotika disse...

Eu li isto mas não me lembro. Como é que é possível?

J. disse...

Não quero que distopias me escapem mas esta seguramente o fez. Irei procurá-la rapidamente. Antes ainda de 1930 ou do "1984" de G.O. um autor russo qualquer-coisa Ziamatine escreveu o "Nós". Creio que no início dos anos vinte. Sabe-se que Orwell o terá lido e são visíveis aliás inspirações (o big brother)terá ido Weiss também beber aí? Resta-me ler rapidamente esta casa dos mil andares.
obrigada