terça-feira, janeiro 09, 2007

Um povo, duas mentalidades

Saído de Alcântara, um grupo de indivíduos ciente das suas capacidades, e com um espírito assente no esforço, organização e disciplina foi dar uma lição de vontade e ambição ao Estádio do Dragão. Não houve grande alarido antes do jogo. Ninguém falou do Atlético Clube de Portugal (actualmente 4º classificado da Série D da 2ªDivisão B), um clube com alguma tradição de Primeira Divisão e que havia eliminado o Futebol Clube do Porto na longínqua época de 1945/46, no tempo da “bola quadrada”. No final do jogo de ontem, a história repetiu-se, e as declarações serenas de jogadores, treinador e presidente do clube foram simplesmente admiráveis: conscientes do dever cumprido, mas sem assumirem qualquer estatuto heróico bacoco.

Da Bairrada, mais concretamente de Oliveira do Bairro (actual 4º classificado da Série C da 2ªDivisão B), saiu um grupo de anjinhos, confessos adeptos do Benfica, que levaram a máquina fotográfica digital ao Estádio da Luz e, segundo um dos seus membros confessou frente às câmaras de televisão, “encheu o cartão e conseguiu uma camisola do Petit”. Estes parolos representam o pior do povo português: provincianismo, falta de ambição e disciplina, deslumbramento, espírito “deixa andar” e uma total subserviência perante os adversários.

Conclusão:
1. O Atlético Clube de Portugal escreveu mais uma brilhante página na sua história e, daqui por mais 60 anos, quando o destino (e o sorteio da Taça de Portugal) ditar novo confronto com o Futebol Clube do Porto, o feito da equipa de 2007 há-de ser recordado e os seus atletas alvo de homenagem.
2. Os pategos de Oliveira do Bairro têm uma camisola do Petit lá em casa para mostrar aos amigos, mas a história do futebol não guardará nem uma nota de rodapé para a copiosa derrota por 5 a 0 frente ao Sport Lisboa e Benfica.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger ∫nês said...

Tornei-me esposa! Tornei-me Tia!

Há de facto Natais que são especiais e ricos na sua essência da Família.

Espero que o teu/vosso também tenha sido bom.

Um bom ano de 2007!

1:25 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home