segunda-feira, outubro 01, 2007

A Hora da Siesta

Entre os dias 19 e 23 de Setembro estive em Madrid para apresentar o artigo "Understanding Intergovernmental Cooperation in a Context of Decentralization: An Empirical Study of Collaboration among Portuguese Municipalities" na conferência do European Group of Public Administration (EGPA).

Fiquei horrorizado com o facto de os espanhóis terem obrigado todos os conferencistas a painéis/sessões paralelas entre as 12 e as 14 horas, o que em alguns casos adiou o almoço para lá das 14:30. Este hábito cultural resultou na "fúria" de muitos participantes, menos habituados à hora da "siesta".

A ideia politicamente correcta de que não se pode ofender as tradições do país organizador pareceu-me totalmente descabida e ineficiente, não só porque os espanhóis eram uma minoria, mas sobretudo em termos de rendimento intelectual dos participantes durante o painel às ditas horas. Incomodado, sussurrava-me um vizinho britânico: "Acabem lá com as perguntas e vamos mas é almoçar!"

2 comentários:

Pedro disse...

Ainda bem que é European Group of Public Administration. Se fosse World Wide Group (...) ainda vos calhava um conferencia num país arabe em pleno Ramadão e aí que vocês iam ver :P

jugioli disse...

Olá, tendo visitado o seu blog já a algum tempo, e o considero muito bom, bem cuidado nas imagens e nos temas propostos.
Fiz uma indicação do seu blog, para uma premiação, e é de sua livre escolha continuar ou não.
Também o coloquei no sidebar do meu blog: www.jugioli.blogspot.com.

At+,

Jugioli