quarta-feira, dezembro 31, 2008

1957. Such Sweet Thunder - Duke Ellington

A homenagem de Duke Ellington a William Shakespeare tomou o formato de uma suite orquestral inspirada em personagens e peças de teatro do dramaturgo inglês. A união da música de Ellington com o teatro de Shakespeare pode parecer, à partida, algo estranha, já que as suas obras se encontram separadas por quase 400 anos. Mas, segundo relata John Edward Haase em Beyond Category - The Life and Genius of Duke Ellington, tal como Shakespeare escreveu para a mesma companhia de teatro e para os mesmos actores durante 19 anos, também Ellington compôs quase exclusivamente para os músicos da sua orquestra durante quase 50 anos.

Para além do brilhante The Star-Crossed Lovers inspirado em Romeu e Julieta, destacam-se igualmente nesta obra Madness In Great Ones retratando a loucura de Hamlet e as três bruxas de Macbeth em The Telecasters.

Duke Ellington - The Star-Crossed Lovers

Projecto 200 anos de música. A ideia é simples. Ao longo de duzentas entradas, o Piano na Floresta vai listar duzentas obras musicais, uma por cada ano, iniciando a contagem decrescente a partir do ano 2000. Se tudo correr conforme planeado, será possível identificar um disco ou uma obra composta em cada um dos anos no intervalo entre o ano 1800 e o ano 2000. Não há limitações de género musical. A qualidade e a reputação da obra não constituem critério de escolha, embora se entenda que ela é, de algum modo, representativa do ano em questão.

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Gostei muitíssimo de seu blog.

ronaldofranco.blogspot.com

Abraços de Belém do Pará