quarta-feira, julho 26, 2006

Alaska & Yukon




A ideia era simples, mas com a viagem a 1800 euro por pessoa, a aventura toda ficaria por mais de 5000 euro, 21 dias e um número de quilómetros próximo dos 7000. Voar para Anchorage (Alaska), alugar um carro e fazer o percurso de Anchorage a Fairbanks, de Fairbanks a Tok e de Tok a Whitehorse (no Estado Canadiano do Yukon). De Whitehorse a Dawson City, onde se inicia a Dempster Highway, uma das mais míticas estradas do Continente Americano. Regresso a Anchorage via Tok.

A Dempster tem 750 quilómetros e liga Dawson City, uma das últimas cidades preservadas desde o tempo da corrida ao ouro, a Inuvik, nos Territórios do Noroeste (Canadá). No Inverno, Inuvik está ligada por uma estrada de gelo a Tuktoyaktuk, uma cidade nas margens do Mar de Beaufort, parte integrante do Oceano Árctico. No Verão, a ligação faz-se por meios aéreos. A Dempster aparece representada com o número 5 no mapa inferior.

O solo, que alguns comentários mencionaram ser "areia", é, na verdade, "tundra" ou "permafrost", onde apenas cresce vegetação muito rasteira, já que permanece gelado praticamente todo o ano. Nem vale a pena explicar o fascínio exercido por esta região; as fotos reproduzidas nos dois posts são da autoria de Wolfgang Weber e falam por si...

3 comentários:

Fernando disse...

Lenita: Só vou no dia 7 e ainda venho aqui mostrar os planos para a viagem... Boas férias para ti!

Belinha Fernandes disse...

Sim, bom sítio para ver auroras boreais...Nem acredito na quantidade de nomes ali à direita que habitam as minhas estantes.Agora ouço menos, compro menos CD...é bom, posso comer melhor!:-)

Anónimo disse...

Boas férias! Estava com esperança de poder marcar um cafezinho ao passar por Braga! Fica para a próxima... Divirtam-se!