sexta-feira, maio 02, 2008

Plan 9 - From Outer Space (1959) by Ed Wood Jr.

Todos nós já vimos filmes maus, daqueles em que nos arrependemos profundamente de ter entrado no cinema ou no clube de vídeo. No entanto, poucos assistimos a filmes maus por opção.

Plan 9 - From Outer Space é um filme tão mau, tão mau... que é bom! O narrador do filme oscila entre o kitsch e o creepy. Os discos voadores são pratos de cozinha suspensos por fios (pouco) transparentes. Os mortos vivos, erguidos do túmulo, imitam os movimentos de alguém a mexer-se numa sala completamente às escuras. Os extra-terrestres parecem demasiado... terrestres. Os efeitos sonoros assemelham-se à ventania que assobia nas esquinas dos edifícios. A interpretação de Bela Lugosi é demasiado breve para ultrapassar a deliciosa mediocridade em que o filme decorre.

Plan 9 é uma caldeirada hilariante, servida por aquele que muitos classificaram como o pior realizador de todos os tempos: Edward Wood Jr.

2 comentários:

Manuel Lima disse...

um verdadeiro filme de culto.

Isobel disse...

Já vi coisas piores e que as pessoas aplaudem :D
Mas, de facto, o Plano 9 é mau do princípio ao fim. O que o torna tão genial e, ao fim e ao cabo, à filmografia do Ed, é a crença com que ele se lançava a cada filme. A crença de que estava a fazer algo bom e que iria ficar para a história. Até ficou, mas pelas razões opostas às que ele tencionava..