domingo, abril 22, 2007

9. Lift Your Skinny Fists Like Antennas to Heaven (2000) - Godspeed You Black Emperor!

Já muito foi escrito sobre os Godspeed You Black Emperor!, mas nada substitui a audição integral de Lift Your Skinny Fists Like Antennas to Heaven (2000). Considerados praticantes de música para o novo milénio, os GYBE! têm sido enquadrados no género pós-rock, mas tal limita mais do que facilita a divulgação. A capacidade dos Godspeed You Black Emperor! para nos surpreender é quase infinita. As influências são muitas: dos Sonic Youth aos Swans, de Michael Nyman a John Cage.

A obra abre com o tema-título, construído segundo uma estrutura em crescendo, semelhante ao Bolero de Maurice Ravel, embora eu duvide que seja isso que os GYBE! tivessem em mente. Começa com uma guitarra eléctrica gentilmente dedilhada e termina numa apoteótica sinfonia de dezenas de instrumentos a repetirem a melodia inicial. Uma marcha quasi-wagneriana, uma verdadeira orquestra rock que inclui guitarras eléctricas, baixo, 2 sets de bateria, violino, violoncelo e uma secção de metais.

Esta não é uma obra para espíritos fracos. Os GYBE! demonstram ao longo de 90 minutos a razão pela qual são um dos maiores fenómenos de culto mundial do género e uma bandeira dos movimentos anti-globalização. Dois cds e quatro longas faixas (Storm, Static, Sleep e Antennas to Heaven) de mais de 20 minutos cada uma e com secções muito diversas, quase integralmente instrumentais, entre-cortadas por samplers de altifalantes repetindo mensagens de aviso em aeroportos e bombas de gasolina e pregadores religiosos com retórica do apocalipse, entre outros pedaços editados que transmitem a opressão, alienação e stress presentes nos tempos modernos. Uma sinfonia urbano-depressiva, banda sonora desse longo filme a preto e branco que são as nossas vidas.

Declaração dos GYBE! no interior do cd:
"This tape recording is the last stanza of a 3page chapter; we dedicate this stanza to quiet refusals, loud refusals and sad refusals. we dedicate it to every prisoner in the world... (we dedicate it to empty streets at dawn.)"

Podem ouvir um extracto de um dos temas dos Godspeed You Black Emperor! aqui: http://www.youtube.com/watch?v=5S_AvEaUPYM

5 comentários:

Marcus de Juli disse...

Olá!

Tenho acompanhado suas críticas musicais. Voce é muito coerente com suas palavras e opiniões. Confesso que gosto de grande parte das bandas e artistas citados em seu blog. Sou brasileiro e moro em Florianópolis-SC. Além, de meu trabalho "normal", tb tenho uma produtora que agencia shows de bandas independentes no sul do país. Gosto muito de escrever também. Se desejares ler meus textos visite os dois blogs abaixo:
johnny-escreve.blogspot.com
saladmista.blogspot.com

Gostaria muito de receber sua opinião em relação aos meus textos e tb de poder contar com uma participação sua no blog salada mista. Grande abraço

Marcus de Juli

... disse...

Confesso que não conhecia e fiquei encantado.

Anónimo disse...

Olá, estava procurando imagens de salmão e por acaso achei seu blog o "angústias de um professor" e acabei gostando e cheguei nesse aqui.....e gostei também.....vou procurar alguma coisas sobre as músicas agora...rs

és professor mesmo?
o que leciona...

estou terminando a graduação de licenciatura em biologia e faço também em outra universidade bacharelado em biologia..
Me interesso por Portugal..etc..

enfim...

comentei apenas para dizer que gostei do blog.

Fernando disse...

Marcus: Obrigado pelo convite, mas entre a vida pessoal e a vida profissional quase não sobra tempo para actualizar o blog. Se der prometo que mando um texto.

Amazing: Obrigado pela visita. É sempre um prazer mostrar música nova aos meus visitantes...

Luana: Obrigado pela visita e pelos comentários. Sou professor numa área completamente diferente da tua ;-)

catamita disse...

Comentários muito curiosos... :)

grandes albuns!