terça-feira, março 21, 2006

Música à Terça IX


Todos nós temos uma lista de países que adoraríamos visitar. No topo da minha está a Islândia. Paisagens vulcânicas e desoladas, neve, gelo e água em abundância, poucos seres humanos, muitas bruxas, enfim… um encanto! Acontece que visitar a Islândia é dispendioso (Reykjavik é a segunda cidade mais cara do mundo!) e só os mais excêntricos consideram a possibilidade de voar para esta ilha mágica. Enquanto a oportunidade não chega, contento-me com o melhor substituto destes cenários: Agaetis Byrjun dos Sigur Rós.

Os Sigur Rós foram capazes de desenvolver uma atitude musical única e constituem o exemplo mais inovador e criativo do género pós-rock, a que pertencem também os conhecidos Mogwai, Godspeed You Black Emperor e Labradford. O segundo disco da banda, editado em 1999, é para mim o melhor. Vidrar Vel Til Loftarasa, Staralfur, Svefn-G-Englar e o hino Olsen Olsen são momentos inesquecíveis que representam uma sonoridade única, proveniente de um país longínquo e desconhecido, mas que exerce sobre o ouvinte um fascínio e uma curiosidade inesgotáveis. Não fosse o génio de Björk, e os Sigur Rós seriam a principal exportação artística da Islândia. A profusão de música de qualidade proveniente da “ilha encantada” leva-me a acreditar que existe algo mágico naquelas terras distantes que fortalece o engenho criativo daquele povo.

11 comentários:

Lord of Erewhon disse...

Já lá estive. Vai lá, vais gramar... é absolutamente surreal! Nem crime têm! JAJAJAJA!!!

merdinhas disse...

Eu não estive lá ...os meus pais sim...gostaram muito (mas iam-se matando numa mota de ski)...

M.M. disse...

Bela escolha, sim senhor.
A título de curiosidade: a minha madraste é islandesa e prima direita (não há cá segundo grau nenhum) da Bjork. Faz cá uns doces islandeses que nem imaginas. E esta, huh?

Camarelli disse...

parece ser uma boa sugestão, mas quero ouvir primeiro. já sou fã da Bjork desde os idos Sugar Cubes, ou mesmo aquela obra jazz muito boa, o Glin-Gló, acho.

Uxka disse...

Ando à procura desse disco, cá não há, só de encomenda... vou adoçando os ouvidos com o que roubo descaradamente da net. Esses rapazinhos são a prova viva de que deus existe. E o comentário da M.M. prova que este mundo é pequeno com'ócaraças :)

Fernando disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Fernando disse...

Uxka:
Já perguntei à M.M. qual a possibilidade de experimentarmos alguns desses famosos doces islandeses e esta foi a resposta:

"Ahahah! Por acaso, a minha step sister vem viver definitivamente para Portugal no final do mês e prevê-se uma festa com variados bolos islandeses. Depois trago-te qualquer coisinha. ;-)" M.M.

Jazz Manel disse...

Sigur Rós saõ daquelas bandas que vêm provar que a música não tem fronteiras, mas ao mesmo tempo sentimos que é algo que foi feito num local desolador como a Islândia, sentimos o contraste entre o fogo e o gelo...muito bons!...

ABA disse...

Boas! graças a um momento de inspiração, comprei bilhete e vi-os no Coliseu em Novembro; foi sensacional! Também gostei muito das meninas que fizeram a primeira parte e tocaram com eles durante o concerto. Ouçam que vale a pena...
Juntem-se, pois eles gostam tanto da nossa comida que voltam cá este ano!!! :))
Ficam aqui os links dos posts que fiz na altura.
Abraço.
http://luminescencias.blogspot.com/2005/11/overdose-de-vida.html

http://luminescencias.blogspot.com/2005/11/takk-sigur-rs.html

Thor disse...

Peço desculpa, mas não gosto desta banda. Já ouvi várias coisas, mas não consigo gostar mesmo. Enfim, são opiniões...

Thor disse...

Já agora se forem á Islândia, não deixem de fazer uma excursão a Valhala para me verem. ;)