segunda-feira, março 13, 2006

Música à Terça VIII


Canta Mientras Puedas (Sing While You May) é uma colectânea dos melhores temas dos Legendary Pink Dots (LPD), uma banda de origem belga editada pela Play It Again Sam Records e liderada pelo génio criativo de Edward Ka-Spel. Com mais de 30 álbuns editados desde o início dos anos oitenta, a música dos LPD oscila entre o experimental e o fantástico, constituindo com os Minimal Compact e os Tuxedomoon, um dos grupos mais criativos de música independente da época. A razão pela qual recomendo uma colectânea é a diversidade musical de todos estes trabalhos e a óbvia dificuldade em seleccionar os melhores. Não os conhecendo a todos, os meus preferidos são The Lovers (1985), Island of Jewels (1986), The Crushed Velvet Apocalypse (1990), Chemical Playschool Vols. 8/9 (1995) e All the King's Men (2002).

Durante o fim-de-semana, tocou neste blog Princess Coldheart, um pequeno conto de fadas em forma de poema centrado no ego de uma princesa caprichosa, acompanhado por música cheia de sonoridades invulgares e melodias de Avalon. A escolha musical para hoje recaiu sobre A Triple Moon Salute, o mais próximo de um hino que a banda alguma vez produziu. Outra escolha lógica seria The Grain Kings, uma sofisticada espiral de sintetizadores, loops, drones e efeitos sonoros de colheita diversa, que resulta numa estranha harmonia que desafia qualificação.

Pela longa carreira que possuem, os LPD justificam um olhar mais atento. Uma banda que edita mais de três dezenas de álbuns ao longo de 25 anos, sempre com relativo sucesso numa faixa de vanguarda dos compradores, não deve o seu sucesso ao acaso, mas à iniciativa de fazer música sem compromissos com a agenda das editoras multinacionais, mantendo-se fiel a uma estética marginal e experimental, com custos elevados em termos de vendas compensados por enorme respeitabilidade artística e intelectual.

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger M.M. said...

Não conhecia, obrigada por deixares a música a tocar. :-)
Já agora, como consegues fazer o upload das músicas para o teu blog? É que as minhas são sempre grandes demais.

9:17 da manhã  
Blogger Jazz Manel said...

Reconheço que sou fã de uma série de bandas belgas, essencialmente daquelas que gravitam ali na órbita dos dEUS, mas esta só conhecia de nome!...

12:13 da tarde  
Blogger Naked Lunch said...

eu nem isso... mas fiquei curioso

12:20 da tarde  
Blogger merdinhas said...

Experimental e marginal...low budget...tenho "apanhado" umas boas. Vouindagar.

2:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home