terça-feira, maio 23, 2006

O Narcisista

Viram o Prós e Contras de ontem? Fazer um programa sobre um livro já me parece de duvidoso interesse público, mas quando o livro é particularmente MAU, o programa torna-se uma perda de tempo. Ainda pensei que a ideia fosse discutir a qualidade do jornalismo e o papel das agências noticiosas, mas tudo isso foi esquecido, até pela apresentadora, na voragem narcisista do protagonista.

Há professores universitários que envergonham a profissão. O Prof. Manuel Maria Carrilho demonstrou ontem tudo o que um professor universitário se deve abster de fazer: emitir opiniões não fundamentadas, assentes em informação casuística, enviesada ou usada unicamente para sustentar opiniões tendenciosas sobre determinado assunto e fazer generalizações abusivas com base numa amostra não representativa (neste caso, uma amostra igual a um). Como teoria da conspiração não podia ser melhor; como estudo sério é um miséria.

Em nome da profissão, lamento, e peço desculpa a todos. Acreditem que a maioria dos professores universitários recolhe informação e utiliza os dados recolhidos para testar hipóteses derivadas da teoria, procurando abstrair-se de pré-conceitos. Aparentemente, o Prof. Carrilho estava distraído nas aulas de Metodologia de Investigação nas Ciências Sociais...

5 comentários:

Klatuu o embuçado disse...

Esse senhor é um pateta! O PS devia dar-lhe um pontapé no cu!

o germe disse...

Vi! Foram de uma fraqueza extrema as declarações do Sr. Carrilho,atingindo o "fundo do poço" quando fez aquele triste apelo ao currículo, já na fase de desespero... É profundamente lamentável a pobreza argumentativa daquele senhor que, já não sabendo para onde se virar, diz "Olhem para o meu currículo!", como se este conferisse algum tipo de credibilidade ao livro e ao que nele expõe e defende! Não o li (nem vou ler) mas bastaram algumas frases (lidas por Pacheco Pereira) para compreender a sua péssima qualidade.
Foi absolutamente fantástica a a viragem do seu discurso: ao ser bombardeado pelas críticas, quis fazer parecer que, com este livro, pretendeu contribuir para a discussão sobre os problemas do jornalismo e o papel das agências noticiosas em Portugal, quando era óbvia a intenção de se vitimizar fazendo uma série de acusações com base numa nuvem de suspeitas...

Só não compreendo porque dedicaram um "Prós e Contras" inteirinho ao livro deste senhor...


Daniela

AdoMarrocos disse...

Isto acontece quando uma pessoa chega a um certo patamar de reconhecimento publico (e com reconhecimento não quero dizer que seja admirado) em que pessoas arrogantes como este senhor se tem por dono e senhor de toda sabedoria... Isto acontece muito na politica e também no meio academico por vezes.

M.M. disse...

Olá

Já tinha saudades de te ler. :-)
Espero que esteja tudo bem.

Queria convidar-te a visitares um fórum sobre tradução e língua portuguesa.
Visita e torna-te membro, sim?
Bjs.

http://tradilingua.suddenlaunch3.com/index.cgi

... disse...

Bem, muitos muitos parabéns pelo blog!

Excelente nome, e depois quando entro, apanho com os islandeses, bem, ouro sobre azul!