quarta-feira, setembro 14, 2005

Jukkasjärvi, Suécia (republicado)

O autor deste blog armado em Pai Natal numa quinta de criação de renas em Jukkasjärvi, no norte da Suécia.
Image hosted by Photobucket.com

Respondendo às questões da curiosa:
P: Como era a quinta?
R: Muito bonitinha, com umas tendas a lembrar os índios, mas que eram propriedade dos lapões (sami). Havia uma apresentação em vídeo sobre a criação de renas e as migrações de Verão e de Inverno, bem como explicações sobre as diversas utilizações das peles, a conservação de comida e dicas culinárias.
P: Qualquer um podia lá entrar e tocar nas ditas? Pagava-se?
R: Pagava-se para entrar na quinta e só se podia entrar no cercado onde estavam as renas com uma guia sami. Não me lembro quanto paguei, talvez uns 10 euro no máximo...
P: Que precauções era preciso tomar?
R: A única precaução que tive foi não levar com uma "chifrada"... Sabiam que os chifres das renas têm pêlo em determinadas alturas do ano?
P: Como descreverias, psicologicamente (não gozes) uma rena?
R: Bem, eu não sou psicólogo. Para isso deveria perguntar à Loopy. Achei que eram animais pacíficos, um bocadinho assustadiços e com grande vontade de comer ervas, como aliás a foto demonstra. A pele é muito macia e não resisti a comprar uma lá para casa. Imagina só as possibilidades... Como as renas são animais de criação para alimentar seres humanos e a pele é aproveitada para agasalho, acho que a sociedade protectora dos animais não ficará muito aborrecida...

Etiquetas:

6 Comments:

Blogger Gotinha said...

Cadê o fato vermelho ??!

4:54 da tarde  
Blogger AEnima said...

eina pah! Ate ja postas fotos tuas por mais de 24 horas!!! Essa coisa do casamento anda a fazer-te bem! :)

6:47 da tarde  
Blogger Pecola said...

Mas como era a quinta? Qualquer um podia lá entrar e tocar nas ditas? Que precauções era preciso tomar? Pagava.se? Como descreverias, psicologicamente (não gozes) uma rena?

11:52 da manhã  
Blogger Pecola said...

eheheeh Gostei, fiquei ainda mais curiosa e desejosa de um dia ter emprego fixo para poder planear umas viajenzinhas assim.

Só crescemos com a ajuda dos outros. Obrigado por este bocadinho. :)

4:59 da tarde  
Blogger katraponga said...

Casa nova! Gostei! :)

4:20 da tarde  
Blogger Johan said...

yes, where is the red dress and the white beard? you didn´t go for the antlers as well? how else will you be able to practise lassooing at home?

4:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home