domingo, setembro 04, 2005

Oświęcim

So aparentemente e que Oświęcim e uma cidade igual as outras cidades de tamanho semelhante (75000 habitantes). Aqui tiveram lugar os actos mais atrozes de toda a historia da humanidade. Mentalizei-me para o que ia ver. Mas nenhuma reflexao previa nos prepara para o que vamos ver.

Auschwitz I e brutal. No bloco 11 decorriam os julgamentos sumarios de prisioneiros rebeldes, seguidos invariavelmente pela tortura e execucao por fuzilamento. Fome, falta de ar e celas quadradas com 1m de lado eram apenas algumas das formas de sadismo que os nazis aplicavam em Auschwitz I. Outras imagens marcam a visita: as pilhas de sapatos, pentes, escovas de dentes, xailes de oracao e cabelos(!) sao arrepiantes e servem como dolorosa imagem de um passado que nunca devera ser esquecido.

Se Auschwitz I e chocante por aquilo que mostra, Auschwitz II (Birkenau) arrasa-nos o espirito pelo que oculta. Mais de 300 barracas/blocos, cada um com "capacidade" para 400 prisioneiros, chegavam a albergar mais do dobro. Muitos blocos ja nao existem, mas as chamines subsistem, como para provar a extensao do campo. As camaras de gas/crematorios, pelo contrario, foram demolidas pelos nazis em retirada. Ouvir a guia afirmar que, na vespera da libertacao, uma das camaras de gas ainda funcionou, foi demasiado para mim. Sai do campo com um no na garganta...

Auschwitz I era um quartel do exercito da Polonia que foi transformado em campo de concentracao pelos nazis para albergar, inicialmente, prisioneiros politicos. Birkenau foi criado propositadamente para o exterminio e e esse facto que torna o campo mais impressionante e revoltante. A linha de caminho-de-ferro que termina dentro do campo e um caminho sem saida, um trilho de morte. Mesmo hoje, a vida parece continuar ausente. Nao ha animais de qualquer especie no campo, o que adensa a atmosfera ja de si pesada. Embora o campo tenha dezenas de quilometros a ceu aberto, a sensacao e sufocante. Foi arrasador. Nunca senti nada parecido com isto.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá, parabens pela renovação da casa. Estive "lá fora" e só agora regressei e, por isso, só agora actualizei a minha lista. Abraço. Octávio lima (ondas2.blogs.sapo.pt)

AEnima disse...

Os meus primos de inglaterra sao filhos de mae portuguesa (minha tia) e pai polaco. A avo polaca deles vivia numa zona que agora eh letonia e foi capturada na rua pelos russos aos 14 anos para ir trabalhar para Birkenau.Quando o resto da polonia foi conquistada pelos alemaes aos russos, o trabalho dela passou a ser despir as mulheres e criancas que chegavam no comboio e dizer-lhes k iam tomar banho... fechar a camara de gas e... enquanto gritavam sorteava os bens das malas das pessoas k estavam a morrer em pilhas segundo os nazis queriam. Se nao fizesse isso, ia ela para a camara de gas. Foi libertada pelo marido, um outro polaco que esteve noutro campo de concentracao e conseguiu fugir, juntando-se as tropas inglesas e combateu na Africa do Sul antes de entrar na alemanha e libertar polacos dos campos pelo lado dos aliados. O avo da monique morreu quando eu tinha 4 anos, o meu pai que chegou a conhece-lo diz que era um homem de um caracter impressionante e fascinante de ouvir mas com um odio particularmente relevante e horrendo a comunistas. A avo da monique por outro lado com o passar dos anos e a morte do marido endoideceu... fala muitas vezes no assunto entre solucos e nao se percebe bem o que diz. No entanto se ha coisa que ela tem a certeza eh que tudo era muito pior sob o dominio russo. Quando os alemaes chegaram os sobreviventes consideraram quase uma "bencao" dentro da desgraca em que estavam. Isto sempre me fez pensar muito. Os meus pais quando visitaram a uniao sovietica em 82 disseram que nunca conheceram um povo tao frio, tao demolido de sentimento humano, as tropas e policia tao eficientes, eficazes e totalmente implacaveis! O meu colega de phd Andreas Kuznik, eh polaco em que a familia emigrou para a Alemanha qdo ele tinha 3 anos. A familia dele, como todas, sofreu muito durante e wwII e ele, sem explicar porque sempre disse antes 100 nazis a um russo! Porque sera que as pessoas k sofreram estas coisas ainda hoje nao falam sobre os russos? O que terao de tao horrivel que meter mulheres e criancas numa camara de gas era preferivel a estar sob o dominio sovietico? A wwII passou... mas os russos sairam de la ate como boas pessoas e tal, nao fossem ser comunistas eram grandes amigalhacos e nao sei por que, por muito lindas e boazonas que o meu pai tivesse achado as russas (considera as mulheres mais bonitas do mundo ate aos 30 anos, em que engordam muito e se tornam camponesas) disse que nao queria uma nem pintada de ouro!

Pecola disse...

Sabes que ainda hoje uma amiga me confidenciava que uma colega dela numa escola no Porto este ano lhe perguntou, espantada, o que raio era um Auschwitz que ela tinha num texto?

...

Pecola disse...

p.s. Sim, quero uma foto! =o)